Bioimpedância

Você já ouviu falar sobre Bioimpedância?

Trata-se de um exame que oferece uma visão detalhada da composição corporal.
De maneira simples e indolor, uma leve corrente elétrica passa pelo corpo, fornecendo uma série de informações valiosas para o cuidado com a sua saúde.

Quais os dados obtidos com a bioimpedância ?

Ao realizar a bioimpedância, você terá acesso a dados como a porcentagem de gordura, de músculos e de água em seu corpo.

Além disso, o exame fornece informações sobre o metabolismo basal e total.

Tudo isso ajuda não apenas na avaliação da sua condição física, mas também no acompanhamento realizado pelo médico nutrólogo.

Quem deve fazer a Bioimpedância?

1. Atletas e Desportistas

Se você está em um programa de hipertrofia, definição muscular, ou é atleta de endurance, como corredor, ciclista, ou triatleta, a bioimpedância pode ajudar a monitorar o impacto do treinamento em sua composição corporal.

2. Indivíduos com Obesidade Severa

Para aqueles que enfrentam a batalha da obesidade e estão em busca de emagrecimento, a bioimpedância oferece informações valiosas para direcionar o tratamento.

3. Situações Clínicas Específicas

Pessoas com condições médicas como sarcopenia (perda de músculos), síndrome metabólica e até mesmo pacientes com câncer podem se beneficiar dessa análise.

4. Avaliação Pré e Pós Cirurgia Bariátrica

Aqueles que consideram ou já passaram por cirurgia bariátrica podem utilizar a bioimpedância para avaliar o progresso e a eficácia do procedimento.

5. Transtornos Alimentares

Em casos de transtornos alimentares, a bioimpedância pode ser uma ferramenta valiosa para monitorar a saúde física dos pacientes.

Como é feita a Bioimpedância na Clínica Solano?

  • O paciente deve estar deitado em decúbito dorsal.
  • Os eletrodos são colocados nas extremidades da mão direita e do pé direito.
  • Em seguida, pede-se para o paciente respirar normalmente e o aparelho de bioimpedância começa então a fazer a leitura. São realizadas três leituras sequenciais e obtida a média.
  • Os dados são enviados ao software e o laudo é emitido.
  • Exame indolor, seguro e não invasivo.