Teste do Hidrogênio Expirado

O teste do Hidrogênio Expirado é fundamental para identificar intolerâncias alimentares, como a intolerância à lactose, intolerância à frutose e síndrome do supercrescimento bacteriano intestinal (SIBO).

O teste também é uma ferramenta valiosa, para ajudar a identificar ou excluir, possíveis causas para outras desordens intestinais comuns, como diarréia crônica, intestino preso e síndrome do intestino irritável.

O Teste do Hidrogênio Expirado, é indicado ainda para pacientes que passaram por cirurgia de retirada da vesícula biliar e experimentam desconforto abdominal, diarréia e distensão da barriga.

Agende uma consulta e saiba como ter uma vida mais saudável e equilibrada!

Como é feito o Teste do Hidrogênio Expirado?

O princípio básico do exame, é medir a quantidade de hidrogênio no ar expirado. Ou seja, após a ingestão de determinado substrato, o indivíduo irá “soprar” em um equipamento específico, durante intervalos regulares, o qual fornecerá a concentração de hidrogênio no ar exalado pelos pulmões.

As amostras de ar expirado são coletadas a cada 15 ou 30 minutos.
O paciente não deve ter feito uso de antibióticos nas últimas 4 semanas. Além disso, é necessário realizar um preparo nas 24h anteriores a realização do exame.

Todas as orientações sobre o preparo, são enviadas aos nossos pacientes após agendamento do exame.

O teste de H2 expirado pode durar até 3 horas ( 180 minutos ), a depender do substrato utilizado, da hipótese diagnóstica e do tempo de trânsito intestinal de cada paciente.

Preparo para realização do Teste do H2 Expirado

Preparação Prévia

Pacientes devem seguir um protocolo de preparação antes do teste, incluindo uma dieta específica. Todas as informações são enviadas ao paciente após agendamento do exame.

Vantagens do Teste
do Hidrogênio Expirado

• Precisão, acurácia e confiabilidade
  • Não Invasivo, seguro e indolor