O efeito sanfona acontece quando uma pessoa experimenta flutuações rápidas de peso, alternando entre perdas e ganhos significativos, voltando ao peso inicial ou ganhando mais do que havia perdido. Saiba mais sobre o que é e como evitar o efeito sanfona!
O que é o efeito sanfona?
Assim que você começar a perder aqueles quilos tão indesejáveis, através, obviamente, de estratégias médicas e nutricionais individualizadas, o corpo dará sinais de que não está gostando nada disso.
Há uma tendência natural, por parte do nosso organismo, de tentar recuperar esse peso perdido, e o indivíduo passa a viver, muitas vezes, num efeito sanfona eterno, emagrecendo e engordando…
O corpo entende que está mandando embora seus estoques de energia, então, vai tentar correr atrás desses quilos novamente.
Vivemos num momento, onde o acesso a comida é muito fácil, o que poderia gerar uma série de questionamentos sobre tal mecanismo.
No entanto, por milhares de anos, os seres humanos viveram em situação de escassez alimentar, levando a crer, que nossas estruturas biológicas atuais, ainda “pensam” como antes.
Quero dizer que o nosso corpo, continua enxergando a gordura como uma fonte importante de energia, e qualquer ameaça à essa fonte, causa angústia e contra resposta.
Essa contra resposta ao emagrecimento, é chamada tecnicamente de mecanismo contra regulatório, que se baseia no seguinte:
- Aumento da fome
- Redução do gasto energético, ou seja, o metabolismo fica mais lento
- Aumento do aproveitamento da comida ingerida, isto é, o corpo absorve o máximo possível de calorias daquilo que comemos
Entendeu agora, porque há uma forte chance de reganhar o peso após um processo de emagrecimento?
Quanto tempo pode durar o efeito sanfona?
Essa é uma pergunta muito complexa. Alguns estudos mostram, que os primeiros 6 a 12 meses de manutenção, são os mais cruciais.
Grande parte do reganho de peso acontece neste período. Porém, isso não é regra. Inúmeros fatores e condições influenciam nesse mecanismo. No entanto, tenho ótimas notícias!
Com as estratégias certas e acompanhamento profissional especializado, você pode mudar essa história e acabar de uma vez por todas com o efeito sanfona no emagrecimento.
Como evitar o efeito sanfona?
Crie prazer com a alimentação saudável
Saiba de uma coisa, você não vai deixar de gostar do chocolate, da pizza, do lanche, do doce… Já existe essa conexão!
Agora, é totalmente possível ter prazer com uma dieta saudável. Para isso, será necessário repetição e abordagens nutricionais individualizadas.
É durante o processo de emagrecimento que você aprende. Aproveite esse momento para criar novos hábitos e facilitar a sua jornada.
Estudos mostram que uma dieta saudável, ativa as mesmas áreas cerebrais de prazer, quando comparada a uma dieta rica em açúcares. A diferença está no tempo!
Aumente o poder de saciedade das refeições
Fome é inimiga da constância e das boas escolhas. Ninguém consegue manter um planejamento nutricional muito restritivo.
Além disso, quando estamos com fome, geralmente fazemos escolhas alimentares ruins. Há uma tendência do corpo pedir alimentos mais calóricos nessa situação.
DICA: aposte nos alimentos sólidos e com digestão mais lenta – Ex. é melhor comer pão com ovo, do que um whey protein com aveia.
Identifique gatilhos que podem comprometer o seu emagrecimento
“Toda vez que eu vou na padaria, eu acabo comprando o que não devia”. “Eu não gosto de cozinhar, então peço muito ifood”
As duas situações citadas acima, como exemplo, são muito comuns e facilmente ajustadas.
Primeiro, evite ir à padaria, ou peça para alguém ir pra você. Evite ambientes que favorecerão o descontrole.
Segundo, tenha marmitas prontas congeladas, ou deixe a sua dieta mais prática. Praticidade pode ser amiga do emagrecimento.
Valorize os pontos positivos da sua atual condição
O que você passou a ganhar estando mais magra. Pense nisso! Anote tudo num papel. Você vai se surpreender! Acho que não vale a pena voltar a condição anterior.
Agende sua Consulta Especializada
Com mais de 20 anos dedicados à saúde intestinal e digestiva, ofereço um tratamento personalizado baseado em evidências científicas. Cada paciente recebe um protocolo único, considerando sua história clínica e necessidades específicas.
Agende sua consulta agora e invista na sua saúde digestiva!

Dr. Gustavo Solano
CRM 106353 SP / RQE 55075 CRM SP
Médico especialista em Clínica Médica e Nutrologia, palestrante e diretor da Clínica Solano