Teste de Intolerância Alimentar: como funciona?

Teste de intolerância alimentar

Os distúrbios digestivos afetam milhões de pessoas em todo o mundo, causando desconforto abdominal, excesso de gases, distensão da barriga, diarreia, intestino preso, urgência para evacuar, entre outros. Estes sinais e sintomas comprometem a qualidade de vida. No entanto, o diagnóstico desses casos pode ser um desafio para o médico. Veja nesse artigo como funciona o teste de intolerância alimentar.

O que é o Teste de Intolerância Alimentar?

O teste do hidrogênio expirado é uma ferramenta não invasiva, que mede a quantidade de hidrogênio no ar expirado pelo paciente, em intervalos pré definidos, após a ingestão de certos açúcares fermentáveis.

Quando fazer o Teste de Intolerância Alimentar?

• O teste é uma ferramenta vital para identificar intolerâncias alimentares, como a intolerância à lactose.
  • O teste é uma ferramenta vital para identificar intolerâncias alimentares, como a intolerância à frutose. Menos comum do que a intolerância a lactose, mas com sintomas semelhantes.
  • A síndrome do supercrescimento bacteriano intestinal (SIBO) é frequentemente subdiagnosticada, mas o teste do H2 expirado tem se mostrado altamente preciso na identificação dessa patologia.
  • Pacientes que passaram por cirurgia de retirada da vesícula biliar, frequentemente experimentam desconforto abdominal, diarréia e distensão da barriga. O teste ajuda no diagnóstico diferencial e no ajuste do tratamento.
  • O teste de H2 expirado é uma ferramenta valiosa para ajudar a identificar ou excluir possíveis causas para essas desordens intestinais mais comuns.

Quais as vantagens de fazer o Teste de Intolerância Alimentar?

• Acurácia, Precisão e Confiabilidade
  • Não Invasivo: ao contrário de outros procedimentos, o teste é não invasivo e indolor.
  • Facilidade de Realização: o teste é realizado em nossa clínica (regime ambulatorial) e tem duração de 90 a 180 minutos. A simplicidade do teste torna-o acessível para pacientes de todas as idades.
  • Seguro: o teste é seguro e raramente causa efeitos colaterais.

Onde fazer Teste de Intolerância Alimentar em Ribeirão Preto?

A Clínica Solano oferece esse exame aliado a todo suporte necessário. Ambiente agradável, seguro e de fácil acesso. Esse exame pode ser realizado em nossa clínica independente da realização da consulta. Clique no botão do WhatsApp e agende!