A constipação intestinal, também conhecida como intestino preso, é uma condição muito comum, afetando até 15% dos indivíduos. É muito mais frequente nas mulheres e nos idosos.
É uma condição que merece muita atenção por parte dos profissionais de saúde, já que seu impacto na qualidade de vida, é comparável ao de diversas outras doenças crônicas.
Confira nesse artigo os principais alimentos que soltam o intestino.
Quais alimentos soltam o intestino?
Kiwi
O kiwi, é conhecido por ser uma fruta amiga do intestino, ajudando no alívio da constipação crônica através de vários mecanismos de ação.
É uma excelente fonte de fibras, as quais lubrificam e adicionam volume às fezes, auxiliando no trânsito intestinal.
Também é fonte de uma substância chamada actinidina, que é conhecida por sua capacidade de quebrar proteínas, colaborando com a digestão e acelerando o esvaziamento gástrico.
Se não bastasse todos esses benefícios, o kiwi também contém compostos chamados de pectinas, que colaboram para a manutenção da flora intestinal saudável.
Ameixas
Assim como o kiwi, as fibras presentes nas ameixas, também aumentam o bolo fecal e facilitam a evacuação.
Nas ameixas encontramos o sorbitol, um tipo de açúcar presente nas frutas, e que apresenta propriedades laxativas naturais.
O sorbitol atrai água para o intestino, deixando as fezes mais amolecidas e favorecendo a evacuação.
Algumas substâncias presentes nas ameixas, como compostos fenólicos, também podem estimular o peristaltismo intestinal e a eliminação das fezes.
E por fim, outra substância encontrada nas ameixas, é a prunina, que apresenta discreto efeito laxativo, promovido pelo aumento da produção de mucinas.
Banana Verde
A banana verde é rica em fibras e amido resistente, nutrientes que aumentam o volume das fezes, estimulam os movimentos intestinais e promovem o crescimento de bactérias benéficas no cólon, ajudando a aliviar a constipação.
Agende sua Consulta Especializada
Com mais de 20 anos dedicados à saúde intestinal e digestiva, ofereço um tratamento personalizado baseado em evidências científicas. Cada paciente recebe um protocolo único, considerando sua história clínica e necessidades específicas.
Agende sua consulta agora e invista na sua saúde digestiva!

Dr. Gustavo Solano
CRM 106353 SP / RQE 55075 CRM SP
Médico especialista em Clínica Médica e Nutrologia, palestrante e diretor da Clínica Solano