Para que serve Espinheira Santa?

Para que serve espinheira santa

Olá pessoal, como vocês estão? Aqui quem fala é o Dr. Luiz Gustavo Solano, médico, especialista em nutrologia e hoje vou falar sobre a espinheira santa e sua ação benéfica em nosso trato digestório.

Infelizmente ainda não existe muita gente que se alimente de maneira adequada, dando preferência à alimentos naturais. Tanto é verdade essa colocação, que diferentes alimentos industrializados surgem quase que diariamente no mercado, atendendo a demanda da população que se alimenta mal.

Algumas queixas têm se tornado recorrentes em minhas consultas: “Dr. estou com dor de estômago” ou então, “sinto um estufamento e queimação após as refeições”.

Venho estudando bastante, e até já usei em alguns de meus pacientes, uma planta que vem ganhando cada vez mais destaque por conta de seus efeitos benéficos no trato digestivo, a espinheira santa.

O que é a Espinheira Santa?

O nome científico da espinheira santa é Maytenus ilicifolia e pertence à família Celastraceae. Essa incrível planta é proveniente da região sul do Brasil e tem se mostrado eficaz na manutenção e recuperação da saúde do sistema digestivo.

Composição química

A espinheira santa se destaca entre as plantas, devido a sua alta concentração de compostos taninos, sendo a epigalocatequina o mais famoso desses compostos, uma vez que ele tem o poder controlar a produção de ácido clorídrico no estomago, diminuído sensações de queimações e auxiliando na cicatrização de úlceras.

Além disso, a planta possui uma série de óleos essenciais presentes em sua composição. Dentre eles, está o fridenelol, conhecido na comunidade médica pelo seu efeito gastroprotetor, promovendo saúde ao estomago, intestino delgado e intestino grosso.

E não é só isso. Além dos óleos essenciais, a espinheira santa contém ácido tônico e ácido silícico em sua composição, que agem como antissépticos e cicatrizantes do trato gastrintestinal.

PARA TRATAR DOENÇAS INTESTINAIS E DA DIGESTÃO, CLIQUE NO BOTÃO DO WHATSAPP E AGENDE UMA CONSULTA!

Para que serve Espinheira Santa?

Existem basicamente duas maneiras de se fazer uso da espinheira santa. Sob a forma de chás, ou cápsulas. Falarei abaixo sobre as duas formas de consumo dessa benéfica planta.

Chá de Espinheira Santa

Para preparar o chá, deve-se utilizar as folhas secas da planta e água.

Modo de preparo: Colocar 500 ml de água em uma cumbuca e levar ao fogo até as primeiras bolhas de fervura surgirem. Assim que isso ocorrer, é necessário desligar o fogo, adicionar uma colher de sobremesa das folhas e abafar por 10 minutos.

Passado esse período, basta coar e beber. O chá pode ser consumido pela manhã, em lanches intermediários ou na ceia, antes de dormir.

Cápsulas de Espinheira Santa

As cápsulas de espinheira santa geralmente precisam ser manipuladas em farmácias magistrais. O responsável pela dosagem será seu médico de confiança.

PARA TRATAR DOENÇAS INTESTINAIS E DA DIGESTÃO, CLIQUE NO BOTÃO DO WHATSAPP E AGENDE UMA CONSULTA!

Benefícios da Espinheira Santa

Como citado anteriormente a espinheira santa é uma ótima opção para pessoas que possuem algum tipo de problema no trato digestivo. Dentre os principais benefícios da planta estão:

  • Diminuição da queimação: A epigalocatequina presente na planta, inibe a alta produção de ácido clorídrico no estômago, responsável por causar sensações como azias e desconforto durante a manhã ou logo após as refeições.
  • Adjuvante no tratamento das doenças inflamatórias intestinais: Retocolite ulcerativa, colite, Doença de Crohn são alguns exemplos de doenças inflamatórias intestinais que podem surgir. Quem é diagnosticado com essas patologias, geralmente desenvolve um biofilme bacteriano maléfico em diversas regiões do intestino. No entanto, o consumo adequado de espinheira santa, estimula células intestinais a produzirem muco. Esse muco, auxilia na remoção dessas bactérias ruins e protege do quadro inflamatório, fazendo com que as doenças citadas sejam amenizadas e sofram processo de remissão.
  • Cicatrização de úlceras: A diminuição da acidez estomacal causada pela planta, facilita a cicatrização de feridas ulcerosas no estômago, trazendo mais qualidade de vida e saúde para os pacientes.
  • Controle da síndrome do intestino irritável: A síndrome do intestino irritável muitas vezes é causada por um excesso bacteriano, principalmente no intestino delgado. Os taninos presentes na espinheira santa agem como antissépticos e ainda atuam de forma a diminuir a fermentação gastrintestinal, pacientes que fazem uso continuo da planta, relatam extrema melhora.

Veja também: Teste de Intolerância Alimentar: como funciona?

Contraindicações

As literaturas que falam sobre a espinheira santa não mencionam efeitos colaterais importantes. Quando consumida em excesso, a planta pode causar reações alérgicas.

Embora se trate de uma planta, ou seja, um produto de origem natural, o seu consumo possui algumas contraindicações.

A planta não deve ser consumida por grávidas ou mulheres que que estejam tentando engravidar, pois pode causar aborto espontâneo. Além disso, lactantes também não devem consumir o chá ou cápsulas de espinheira santa.

Crianças pequenas também são contraindicadas para o consumo de planta.

Mesmo se tratando de um composto natural, seu consumo só deve ocorrer de acordo com uma recomendação médica. Evite o autoconsumo, preze sempre por sua saúde e bem-estar.

É importante ressaltar que este artigo possui caráter informativo e não substitui uma consulta médica. Se você ainda possui alguma dúvida sobre espinheira santa, deixe um comentário que responderei o mais rápido possível. Caso você tenha algum problema no trato digestório, clique no botão do WhatsApp e marque uma consulta. Sua saúde é para mim uma alegria.

Médico Nutrólogo para Doenças Intestinais e da Digestão: Dr. Gustavo Solano

Sou o Dr Gustavo Solano, médico, especialista em Clínica Médica e Nutrologia e, há quase duas décadas que eu me dedico ao estudo de estratégias médicas, nutricionais e comportamentais direcionadas para promover mais saúde intestinal aos meus pacientes

O meu trabalho, como médico nutrólogo, é totalmente personalizado e respaldado pela ética e ciência. Quer mais informações sobre o meu tratamento voltado para doenças intestinais e da digestão, clique no botão do WhatsApp e agende uma consulta!

Será um prazer te ajudar! Forte abraço e até a próxima.

Dr Luiz Gustavo Solano

Médico Nutrólogo

CRM 106353 I RQE 55075

Referências:

https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/7408763d9de403c28b93079450334335.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15261968
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23828591

Compartilhe

Mais Posts