Exame de Intolerância a Lactose: como é feito?

Intolerância a lactose

As intolerâncias alimentares afetam milhões de pessoas, estando presente em aproximadamente 65% da população mundial.

É um problema de saúde que impacta não apenas a saúde digestiva, mas principalmente, a qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Confira nesse artigo as principais informações sobre intolerância a lactose.

O que é a intolerância à lactose?

É a incapacidade do organismo digerir adequadamente a lactose. Isso acontece devido a falta ou deficiência da enzima lactase.

A lactose é um carboidrato ( açúcar ) presente no leite e seus derivados. Ao ser ingerida, a lactose sofre o processo de digestão, sendo então transformada em glicose e galactose. Quem realiza essa “quebra” é uma enzima chamada lactase.

Sintomas

Os sintomas variam, mas os indivíduos com intolerância a lactose geralmente apresentam:

• Inchaço abdominal
  • Excesso de gases
  • Diarréia ácida e volumosa, principalmente após ingestão de lácteos
  • Enjôo
  • Dor
  • Desconforto abdominal

Uma série de fatores determinarão se o indivíduo apresentará sintomas, incluindo quantidade de lactose ingerida, peristaltismo, flora intestinal.

Atenção: A intolerância ao leite, quando relatada pelos pacientes, não é sensível e nem específica.

Exame de intolerância a lactose

Quando o paciente chega ao consultório com sintomas sugestivos de intolerância a lactose, é necessário fazer o diagnóstico preciso através de exames específicos.

Não dá para confiar apenas nos relatos e anamnese. Assim, diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue, porém, o exame padrão ouro para o diagnóstico de intolerância a lactose é o teste respiratório de hidrogênio expirado.

Quais as principais causas?

As causas da intolerância a lactose são:

• Congênita: onde a criança apresenta um defeito genético e não produz lactase
  • Primária: quando a produção de lactase reduz com o envelhecimento
  • Causas secundárias: a produção de lactase pode ficar prejudicada na presença de doenças que causem danos a mucosa do intestino delgado ou acelerem o trânsito intestinal, como nas gastroenterites, giardíase, doença celíaca, doenças inflamatórias intestinais, anemia e muito mais.

Importante lembrar que a intolerância a lactose secundária geralmente é transitória e reversível.

Qual o papel do médico nutrólogo no tratamento da intolerância a lactose?

A estratégia nutricional deve ser muito bem elaborada. Não se trata unicamente de excluir leite e derivados da dieta, mas, estruturar a alimentação para acabar com os sintomas, manter o intestino saudável e o paciente bem nutrido.

Além disso, como médico nutrólogo, eu realizo em consulta toda uma abordagem médica e nutricional dos pacientes com intolerância a lactose.

Ou seja, cada paciente é único, exigindo obviamente planejamento alimentar totalmente individualizada, e também suplementação e medicações específicas para sua condição e necessidades.

Adaptações ao plano de tratamento médico e nutricional são geralmente necessárias em crianças e idosos.