Hipócrates, considerado um dos pais da medicina, disse: “Tudo em excesso se opõe à natureza.” “Seja o teu alimento o teu medicamento e seja o teu medicamento o teu alimento.” Esta é uma citação de grande importância, pois a alimentação e a imunidade têm tudo a ver com a saúde, e a saúde deve ser prioridade, sempre.
Quando falamos em alimentação e imunidade, nos referimos a uma alimentação balanceada e adequadamente saudável, com o propósito não só de saciar a fome, mas principalmente de nutrir e prevenir o organismo de doenças.
A Relação entre Alimentação e Imunidade
O que comemos tem um resultado direto sobre a nossa imunidade. A imunidade é a defesa do organismo, que combate as substâncias estranhas – bactérias, fungos, protozoários, vírus – agentes químicos e/ou biológicos que podem causar doenças.
O nosso organismo necessita de nutrientes, incluindo carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas e outros elementos para funcionar adequadamente. O que comemos afeta positiva ou negativamente a nossa imunidade.
Alimentação Balanceada em Macro e Micronutrientes
Macro e micronutrientes são elementos essenciais na nossa alimentação:
Macronutrientes
- Proteínas: São fundamentais para todas as células do nosso corpo, favorecem o aumento da imunidade e estão presentes em alimentos como carnes, ovos, feijões e sementes.
- Carboidratos: Representam a principal fonte de energia e estão presentes em alimentos como arroz, pão e frutas ricas em fibras.
- Lipídios (Gorduras): Fornecem energia, atuam como isolante térmico e têm ação endócrina. Devem ser consumidos moderadamente.
- Água: Essencial para a vida, a água está presente em todos os alimentos e é indispensável para o funcionamento do corpo humano.
Micronutrientes
- Vitaminas: Regulam processos metabólicos e otimizam o funcionamento do nosso organismo.
- Minerais: São fundamentais para o organismo e devem fazer parte da nossa alimentação.
Os nutrientes são o combustível do corpo, fornecendo energia, imunidade e qualidade de vida. A falta ou o excesso de nutrientes pode prejudicar a saúde.
Equilíbrio na Alimentação
Ter o peso ideal não é sinônimo de ser saudável ou ter imunidade. O ponto “xis” da questão é consumir alimentos saudáveis e de forma correta, evitando combinações que possam prejudicar o organismo.
A alimentação balanceada aliada a um período adequado de sono e atividade física pode melhorar as defesas do corpo e proporcionar mais qualidade de vida.
O corpo fala, e se não ouvirmos, ele pode manifestar diversos sintomas e problemas de saúde. Portanto, se você precisa de orientação para ter uma alimentação saudável, perder peso, fortalecer a imunidade e cuidar melhor do seu corpo, consulte um especialista e retome o controle da sua saúde.
Dr. Luiz Gustavo Solano
CRM 106353 SP / RQE 55075 CRM SP
Médico especialista em Clínica Médica e Nutrologia, palestrante e diretor da Clínica Solano