Por que o corpo inflamado acelera o envelhecimento?

corpo inflamado envelhecimento

Diversos estudos vêm sugerindo, a existência de uma série de elementos presentes no nosso sangue, os quais ajudam a nos manter mais jovens ou promovem o envelhecimento.

PUBLICIDADE

Entre estes últimos, destacam-se todos aqueles indicadores que geram inflamação. Confira nesse artigo qual a relação entre inflamação do corpo e envelhecimento e saiba como combater esse problema.

O que inflama o corpo?

Quando falo sobre inflamação, refiro-me a uma resposta imunológica do nosso corpo, que inicia-se quando o mesmo é sinalizado da presença de algum agente invasor ou infecção.

Isto gera uma reação em cadeia, ativando mais e mais células, sempre com o intuito inicial de proteger o nosso organismo. No entanto, aí também pode morar o perigo.

O nosso sistema de defesa costuma ser muito rápido e eficiente, e por outro lado, também precisa ser desligado no momento certo, ou pode começar a trazer problemas.

Qual é a relação entre inflamação do corpo e envelhecimento? Como evitar esse problema?

Um dos principais pontos ligados ao aumento da inflamação no nosso corpo e aos fatores característicos da velhice, é a ativação exacerbada de um conjunto de moléculas, chamado de NF-Kb.

Assim, inibir o NF-κB pode ser uma ferramenta robusta para reduzir a resposta inflamatória de forma global, porém, seria mais vantajoso se pudéssemos direcionar seletivamente essa ação.

Quero agendar uma consulta para saber mais

 

Ou seja, o verdadeiro problema não reside na ativação excessiva do NF-κB, mas na sua desregulação, o que dispersa a resposta inflamatória pelo corpo, em vez de direcioná-la a uma ameaça específica.

O aumento da ativação do NF-κB é observado em camundongos e humanos mais velhos. Pensando assim, a ciência parece concordar com a ideia de que uma das estratégias mais eficazes para combater o envelhecimento, pode estar implícita nesse mecanismo inflamatório.

Veja também: Terapia de Reposição Hormonal Feminina: como funciona e quais são os benefícios?

Isso pode envolver a suplementação daquilo que perdemos com o avanço da idade e, especialmente, neutralizar ou suprimir aquilo que favorece o envelhecimento.

Agende uma consulta online e descubra como posso te ajudar a mudar sua história!

Clique aqui

Alimentação e suplementos para combater a inflamação do corpo

Diversos produtos naturais podem trazer benefícios para a nossa saúde, colaborando com o controle ou reduzindo a resposta inflamatória desregulada, trazendo mais saúde, qualidade de vida e vitalidade. Dentre eles:

  • O ômega 3, a curcumina e a boswellia parecem agir modulando diretamente a ativação desenfreada do NF-Kb, reduzindo níveis de marcadores inflamatórios no sangue.
  • A silimarina, pode estimular a telomerase, desacelerando o encurtamento dos telômeros e, consequentemente, favorecendo a longevidade.
  • O alecrim e cravo são reconhecidos por sua capacidade antibacteriana.
  • A berberina pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, ajudando no controle glicêmico, com efeitos comparados ao da metformina.
  • E os polifenóis do chá verde, o resveratrol, a acetilcisteína, a glicina e a creatina, apresentam propriedades antioxidantes e estão relacionados ao envelhecimento saudável.

Tratamento contra envelhecimento e Nutrologia 40+ em Ribeirão Preto: Dr. Gustavo Solano

Sou o Dr Gustavo Solano, médico, especialista em Clínica Médica e Nutrologia e, há quase duas décadas que eu me dedico ao estudo de estratégias médicas, nutricionais e comportamentais direcionadas para promover mais saúde, qualidade de vida e longevidade aos meus pacientes.

O meu trabalho, como médico nutrólogo, é totalmente personalizado e respaldado pela ética e ciência. Quer mais informações sobre os nossos tratamentos? Então entre em contato conosco!

Quero agendar uma consulta Dr Luiz Gustavo Solano

Dr. Gustavo Solano

CRM 106353 SP / RQE 55075 CRM SP

Médico especialista em Clínica Médica e Nutrologia, palestrante e diretor da Clínica Solano

Artigos em alta

PUBLICIDADE