Como repor estrogênio?

Como repor estrogênio

A menopausa é um estágio natural na vida da mulher, marcada por mudanças físicas, hormonais e emocionais que podem desafiar a saúde e o bem-estar. Confira nesse artigo as principais informações sobre reposição hormonal na mulher e como repor estrogênio.

Entendendo a Menopausa

A maioria das mulheres chega a menopausa entre 45 e 55 anos de idade, sendo a idade média de 51 anos. Mas, as mudanças físicas podem começar muito antes da última menstruação.

Essa fase de transição é chamada de perimenopausa ou climatério, podendo durar de 4 a 8 anos, onde já pode surgir irregularidade menstrual e sintomas vasomotores, como os fogachos.

A menopausa é caracterizada pela ausência de menstruação por um período maior do que 12 meses, que acontece devido a interrupção total da produção de estrogênio e progesterona pelos ovários.

Atenção: Estudos sugerem que o tabagismo aumenta as chances de menopausa precoce

Sintomas da Menopausa

A deficiência de estrogênio que acontece na menopausa geralmente causa várias alterações fisiológicas e comportamentais na mulher. Os sinais e sintomas da menopausa variam muito, mas geralmente são observados:

  • Ondas de calor ou fogachos
  • Secura vaginal
  • Diminuição do desejo sexual
  • Distúrbios do sono
  • Sintomas depressivos
  • Irritabilidade
  • Ganho de peso
  • Pele ressecada
  • Falta de energia e cansaço

Esses sintomas geralmente acometem 60 a 80% das mulheres nessa fase. Além disso, a menopausa pode aumentar o risco de osteoporose e doenças cardiovasculares.

Esses sintomas podem impactar significativamente a qualidade de vida, mas a conscientização e a abordagem médica adequada é o primeiro passo para enfrentá-los.

Diagnóstico da menopausa

O diagnóstico da menopausa é feito através de uma anamnese criteriosa, exame físico e laboratorial. Alguns exames de imagem também podem ser necessários para complementar o diagnóstico e trazer mais informações

Exames Laboratoriais

A análise de vários exames, entre eles o FSH e estradiol, desempenha um papel crucial na investigação da saúde hormonal na mulher. A interpretação desses resultados orienta a escolha de estratégias de tratamento personalizadas.

Como é feito o tratamento da menopausa?

O tratamento mais eficaz é a terapia de reposição hormonal, quando há indicação médica. Além disso, boa parte das mulheres se beneficiam de mudanças nos hábitos alimentares, perda de peso, atividade física, interrupção do tabagismo e etilismo.

O que é reposição hormonal?

A reposição hormonal é uma opção eficaz para aliviar ou acabar com os sintomas da menopausa, e reduzir o risco de complicações e doenças vinculadas a essa fase.

Estrogênio, progesterona e, em alguns casos a testosterona, são componentes chave dessa abordagem.

Como repor o estrogênio? Como é feita a reposição hormonal?

O estrogênio pode ser reposto através de medicações via oral, composta por estrógenos sintéticos

Agora, aqui na Clínica Solano, damos preferência para reposição hormonal com estradiol bioidêntico, na forma de creme ou gel. É uma forma mais inteligente, segura e extremamente eficiente.

A progesterona também deve ser reposta, juntamente com o estradiol, naquelas pacientes com útero. A progesterona utilizada e prescrita pelo Dr. Gustavo Solano, médico nutrólogo, também é a progesterona bioidêntica, na forma tópica.

Em alguns casos, há necessidade de se utilizar a progesterona bioidêntica via oral.

Veja também: Como envelhecer saudável?

Reposição hormonal: as principais dúvidas

É preciso repor testosterona na menopausa?

Em algumas situações mais específicas, existe indicação para reposição de testosterona em mulheres nesta fase.

Quais as vantagens da reposição hormonal com estrogênio

A reposição hormonal melhora os fogachos ou ondas de calor, a lubrificação vaginal e desejo sexual, além de reduzir os riscos de osteoporose, doença cardiovascular e doenças demenciais

Quais efeitos colaterais da reposição hormonal?

Algumas mulheres que fazem reposição hormonal podem queixar-se de cefaléia, inchaço, dor na mama e sangramento vaginal

Quem não pode fazer reposição hormonal com estrogênio?

A reposição hormonal não é indicada para pacientes com antecedente de câncer de mama, doença coronariana, trombose venosa prévia, acidente vascular cerebral e sangramento vaginal de causa indefinida

Alternativas à Reposição Hormonal

Embora a reposição hormonal seja eficaz, nem todas as mulheres podem ou desejam segui-la. A adoção de um estilo de vida saudável, como já referido acima, além do uso de algumas medicações, fitoterápicos e suplementos naturais podem ajudar a amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dessas mulheres.

Conclusão

A menopausa é uma jornada única para cada mulher, e abordagens personalizadas são fundamentais para promover uma transição maias suave.

Como médico nutrólogo, há quase duas décadas que ajudo minhas pacientes passarem por essa fase de forma mais descomplicada. É preciso enfrentar essa situação de frente! Com ajuda médica vamos mais longe! Clique no botão do WhatsApp e agende uma consulta!

Compartilhe

Mais Posts