Testosterona baixa: como saber se a testosterona está baixa?

como saber se testosterona esta baixa.png

Olá, tudo bem? Aqui é o Dr. Luiz Gustavo falando, eu sou médico nutrólogo e estou muito acostumado com diversas dúvidas relacionadas a testosterona. Você sabe o que é a testosterona e para que a testosterona serve? Confira nesse artigo!

Testosterona e sua importância

A testosterona é um hormônio muito importante para os homens. Produzida pelos testículos, o hormônio dá aos homens muitas de suas características masculinas, como pêlos faciais, uma voz mais profunda e grossa e está envolvida com a produção de espermatozóides e desejo sexual.

Também contribui para a força, ossos e massa muscular. Sabia disso? A deficiência desse hormônio, também chamada hipogonadismo, ocorre quando o corpo de um homem não produz quantidades adequadas.

Quando os níveis de testosterona caem?

O hipogonadismo pode acontecer se houver um problema com o hipotálamo ou a glândula pituitária (duas áreas do cérebro que ajudam a desencadear a produção de testosterona) ou com os próprios testículos.

Por exemplo, homens que tiveram ambos os testículos removidos durante o tratamento para câncer testicular não produzirão mais testosterona suficiente


O curso normal do envelhecimento também pode fazer com que os níveis de testosterona nos homens diminuam. Esse processo é chamado de “andropausa”, sendo uma comparação com a menopausa feminina.

No entanto, a queda na desse hormônio é muito mais gradual para os homens do que a queda no estrogênio que as mulheres experimentam. Geralmente, os níveis de testosterona nos homens começam a diminuir cerca de 1% ao ano, por volta dos 30 anos.

A Urology Care Foundation estima que 4 em cada 10 homens com mais de 45 anos têm baixos níveis de testosterona.

Níveis baixos são associados a diabetes, pressão alta, colesterol alto, obesidade, uso prolongado de opióides, má qualidade do sono, entre outros.

Testosterona baixa: sintomas

Sintomas comuns de testosterona baixa incluem:


• Redução do desejo sexual, menor interesse em sexo


• Disfunção erétil (ereções mais fracas ou problemas para obter uma ereção)


• Diminuição da massa muscular


• Humor deprimido


• Fadiga


• Anemia


• Osteoporose


• Depressão


• Aumento de circunferência abdominal (gordura visceral).

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de exame de sangue. Os níveis de testosterona de um homem flutuam durante o dia, mas geralmente são mais altos pela manhã. Muitos médicos preferem testar nesse momento.

Geralmente é feita também uma distinção entre testosterona livre e total. Cerca de 98% do hormônio no corpo está ligado a proteínas – albumina e a globulina de ligação a hormônios sexuais (SHBG) – que a ajudam a viajar pela corrente sanguínea. O resto é considerado livre, não está ligado a nenhuma proteína.

Na minha prática como médico, eu sempre avalio a testosterona total e a livre. Esta medida é usada para diagnosticar o hipogonadismo.

Os níveis de hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH) também devem ser investigados, uma vez que esses hormônios trabalham com os testículos.

Os homens são tipicamente diagnosticados com baixa testosterona (hipogonadismo), se seus níveis estiverem abaixo de 300 ng / dl juntamente surgindo sintomas como baixo desejo sexual e fadiga.

Neste ponto os pacientes podem considerar necessária a terapia com testosterona. Muitos homens diagnosticados com hipogonadismo descobrem que a terapia com testosterona ajuda a recuperar o desejo sexual e melhoram o humor.


No entanto, pode não ajudar com a função erétil se houver causas subjacentes dessa condição, como diabetes ou doença cardíaca.


Como qualquer tratamento, a testosterona pode ter riscos e efeitos colaterais. O tratamento só deve ser realizado com acompanhamento médico.

O que fazer quando a testosterona está baixa?

A terapia com testosterona pode ser administrada de várias maneiras:


• Géis: a maioria dos homens escolhe essa opção. Um gel de testosterona é
aplicado na pele diariamente, geralmente na parte superior do braço ou ombro. Os homens que usam gel devem lavar bem as mãos após aplicá-lo. Eles também devem ter o cuidado de cobrir a área e garantir que o gel não passe para a pele de outra pessoa.


• Injeções. Geralmente é aplicada 1 a cada três semanas, embora as preparações de ação mais longas possam ser usadas a cada seis ou oito semanas.


• Oral. Menos comum e pouco utilizada. Dependendo do método de tratamento, os níveis de testosterona podem permanecer constantes durante todo o dia ou podem aumentar de manhã e diminuir à noite, como é típico no corpo.

Um médico nutrólogo ou endocrinologista pode decidir qual o melhor tratamento para seu paciente.

Agende sua Consulta Especializada

Com mais de 20 anos dedicados à saúde intestinal e digestiva, ofereço um tratamento personalizado baseado em evidências científicas. Cada paciente recebe um protocolo único, considerando sua história clínica e necessidades específicas.

Agende sua consulta agora e invista na sua saúde digestiva!