...

Qual a melhor dieta para Síndrome do Intestino Irritável?

dieta para Síndrome do Intestino Irritável

E este foco na dieta, tem despertado interesse crescente da comunidade médica, à medida que a conexão entre a alimentação, o microbioma intestinal e a síndrome do intestino irritável começa a ser elucidada.

O que é e o que causa a Síndrome do Intestino Irritável?

A Síndrome e do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio do sistema digestivo que se manifesta como uma condição complexa e afeta significativamente a qualidade de vida.

Estudos revelaram que 84% dos pacientes com essa síndrome, experimentam desconforto gastrointestinal após a ingestão alimentar. Os principais sintomas são dor ou desconforto abdominal, inchaço e mudanças no padrão de evacuação.

Embora as causas da SII ainda não estejam completamente esclarecidas, acredita-se que fatores genéticos, ambientais, desequilíbrios na flora intestinal, processos inflamatórios, alterações no eixo intestino-cérebro, sensibilidades alimentares e questões psicológicas estejam envolvidos.

É importantíssimo também, descartar outras condições que podem apresentar sinais e sintomas semelhantes à síndrome do intestino irritável, como supercrescimento bacteriano no intestino delgado, diarréia por ácidos biliares e intolerância a lactose.

O diagnóstico diferencial é fundamental para garantir que o plano de tratamento seja eficaz, já que, para cada condição, existem estratégias médicas e nutricionais diferentes e personalizadas. Não existe uma abordagem única que funcione para todos os pacientes.

Quais alimentos causam os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável?

Carboidratos, especialmente aqueles ricos em FODMAPs ( laticínios, leguminosas e farinha), estão entre os principais culpados, seguidos por alimentos com alta quantidade de histamina (vinho, cerveja, salame e queijo), comidas gordurosas e cafeína.

Muitos pacientes optam por reduzir a ingestão de alguns alimentos, na tentativa de aliviar os sintomas.

No entanto, evitar uma ampla gama de alimentos, pode resultar em uma dieta nutricionalmente pobre, comprometendo a qualidade de vida.

Qual a melhor dieta para Síndrome do Intestino Irritável?

Antes de recomendar qualquer tipo de dieta, os profissionais de saúde devem realizar uma avaliação criteriosa de cada caso.

Existem diversas estratégias nutricionais que têm demonstrado bons resultados no tratamento da síndrome do intestino irritável. Confira abaixo!

Recomendações para Hábitos Alimentares Saudáveis

Geralmente, esta a primeira opção sugerida para pacientes com Síndrome do Intestino Irritável. Inclui orientações personalizadas, como por exemplo:

  • redução do volume de comida e aumento da frequência,
  • consumo adequado de água,
  • moderação no consumo de álcool, café e refrigerantes,
  • limitação do consumo de frutas
  • restrição de grãos integrais.

Dieta Baixa em FODMAP

Esta dieta envolve a eliminação dos alimentos altamente fermentáveis, ou ricos em FODMAPS, por determinado período de tempo, com posterior reintrodução e personalização.

É necessário acompanhamento profissional especializado, para garantir que todas as fases sejam completadas e que a dieta permaneça equilibrada e nutritiva.

A abordagem flexível para dieta baixa em FODMAP é uma estratégia que implica em restrição mais flexível dos FODMAPs, com base nos sintomas individuais e nas preferências alimentares do paciente, focando principalmente em alguns grupos específicos.

Dieta Mediterrânea para Síndrome do Intestino Irritável

Esta dieta é rica em vegetais, frutas, legumes, grãos, sementes e azeite de oliva, e moderação no consumo de peixe e carne, demonstrou impactos positivos na saúde intestinal e mental.

Cada uma dessas dietas tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser discutidas com o profissional de saúde responsável.

Dieta sem glúten e low carb

Outras dietas restritivas, como a sem glúten e low carb, ainda carecem de mais evidências científicas. Limitar a variedade de alimentos pode afetar negativamente a microbiota intestinal.

O objetivo das estratégias nutricionais, na síndrome do intestino irritável, é garantir uma dieta equilibrada nutricionalmente e, ao mesmo tempo, eficiente para o controle desta condição.

Tratamento para distúrbios alimentares e da digestão em Ribeirão Preto: Dr. Gustavo Solano

Sou o Dr Gustavo Solano, médico, especialista em Clínica Médica e Nutrologia e, há quase duas décadas que eu me dedico ao estudo de estratégias médicas, nutricionais e comportamentais direcionadas para promover mais saúde intestinal aos meus pacientes

O meu trabalho, como médico nutrólogo, é totalmente personalizado e respaldado pela ética e ciência

Quer mais informações sobre o meu tratamento voltado para doenças intestinais e da digestão, então entre em contato conosco!

Clique no botão do WhatsApp e agende uma consulta!

Compartilhe

Mais Posts

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.