Melhor óleo para cozinhar: Quais são os mais indicados e saudáveis?

melhor oleo para cozinhar

PUBLICIDADE

Deseja saber qual o melhor óleo para cozinhar? Explico agora qual o melhor óleo para cozinhar e quais os mais indicados e saudáveis!

Uma das perguntas mais comuns quando recebo pacientes no consultório é: qual o melhor óleo para cozinhar?

Atualmente existem muitas opções nos mercados, indo do tradicional óleo de soja; passando pelos óleos de milho, girassol e canola; e chegando aos famosos azeites de oliva.

No entanto, é bastante comum questionarmos quais são os produtos mais saudáveis e indicados para cozinhar em nossa casa ou mesmo no trabalho, não é mesmo?

Neste artigo irei explicar melhor sobre algumas pesquisas a respeito de óleos para cozinhar e também falar qual é o melhor óleo para cozinhar e cuidar da saúde. Confira!

Qual o melhor óleo para cozinhar?

Existem muitas dúvidas sobre qual o tipo de óleo é mais indicado para cozinhar. Em uma pesquisa recente, realizada pela Universidade de Leicester, na Inglaterra, tentou-se descobrir tal resposta.

Foi solicitado a alguns moradores que utilizassem uma variedade de óleos e gorduras diferentes; e que guardassem o que sobrasse para análise.

Foram utilizados os seguintes óleos e gorduras: óleo de girassol; óleo de milho; óleo de canola; azeite de oliva; manteiga e banha animal.

Quando os óleos são aquecidos a altas temperaturas, suas estruturas moleculares dos óleos mudam. A esse processo damos o nome de oxidação, formando como produtos finais, aldeídos e peróxidos de lipídio.

O consumo de aldeídos, mesmo que em pequenas quantidades, tem sido relacionado a um risco aumentado para doenças do coração e câncer.

As amostras de óleos e gorduras foram coletadas e enviadas para a Universidade de Leicester, onde tais óleos foram novamente aquecidos e então analisados. O que se descobriu?

Óleo de milho e girassol

Os óleos de MILHO e de GIRASSOL geravam altos níveis de aldeídos. “Óleo de girassol e de milho são bons”, diz o professor Grootveld, da Universidade de Leicester, desde que você não os submeta ao calor.

Azeite

O azeite e o óleo de canola produziram muito menos aldeídos, assim como a manteiga e a banha animal.

O motivo é que esses óleos são ricos em ácidos graxos monoinsaturados e saturados; que são muito mais estáveis quando submetidos ao calor. Na verdade, gorduras saturadas raramente passam pelo processo de oxidação.

Segundo Grootveld, o melhor óleo para cozinhar e fritar é o AZEITE.

Por que o azeite é o melhor óleo para cozinhar?

“Primeiro, porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e, segundo, porque mesmo aquecido, ele preserva boa parte das funções antioxidantes.”

A pesquisa  também sugere que, quando o assunto é cozinhar ou fritar, manteiga ou banha animal são mais indicadas do que óleo de girassol e de milho.

Primeiramente, evite frituras, especialmente aquelas em temperaturas muito altas. Se você estiver fritando algo, tente usar o mínimo possível de óleo e, tente remover todo o óleo do alimento após a fritura, usando uma toalha de papel, por exemplo.

O último conselho, é manter sempre o óleo guardado longe da luz e não reutilizá-lo,  já que isso também leva ao acúmulo de substâncias ruins. Você tem alguma dúvida a respeito de sua alimentação ou saúde?

Quero agendar uma consulta

REFERÊNCIAS

Abran – http://abran.org.br/para-profissionais/pesquisa-identifica-oleos-mais-saudaveis-para-cozinhar/

Abran – http://abran.org.br/para-publico/dieta-do-mediterraneo-diminui-incidencia-de-diabetes/

Nutrients 2015 – Effects of Olive Oil on Markers of Inflammation and Endothelial Function—A Systematic Review and Meta-Analysis

Dr Luiz Gustavo Solano

Dr. Luiz Gustavo Solano

CRM 106353 SP / RQE 55075 CRM SP

Médico especialista em Clínica Médica e Nutrologia, palestrante e diretor da Clínica Solano

Artigos em alta

PUBLICIDADE