A medicina está cada dia mais avançada, os exames cada vez mais precisos, os profissionais mais especializados, mas, o que realmente pode nos fazer viver por mais tempo e com mais qualidade, ainda é a alimentação.
Aqueles indivíduos que dão atenção especial a alimentação geralmente chegam mais longe e com mais vitalidade.
A dieta saudável deve se basear no consumo de alimentos de verdade, apostando sempre em combinações inteligentes e na quantidade certa.
Pensando nisso, eu gostaria de saber se vocês estão preocupados com a saúde? Imagino que sim !
Agora quero falar quais alimentos eu não deixo faltar em minha casa.
3 alimentos que aumentam a longevidade
OVO
Vários médicos e cientistas difamaram o ovo por muito tempo, tudo por causa do colesterol.
Embora seja verdade que em uma grande gema de ovo existe 200 mg de colesterol – tornando-se uma das fontes mais ricas de colesterol dietético – os ovos também contêm inúmeros nutrientes adicionais que podem ajudar a diminuir o risco de uma série de doenças e são boas opções para estratégias de emagrecimento.
Além disso, a quantidade moderada de gordura em um ovo, cerca de 5 gramas, é composto principalmente por gordura monoinsaturada e polinsaturada.
Dada a sua história, “os ovos são saudáveis?”
Para responder a essa pergunta, é importante observar o contexto de toda a dieta, especialmente quando comparados aos alimentos que eles podem substituir.
Pesquisas sobre o consumo moderado de ovos em dois grandes estudos prospectivos (quase 40.000 homens e mais de 80.000 mulheres) descobriram que a ingestão de ovo não está associado ao aumento do risco de doença cardíaca em indivíduos saudáveis.
Estudos mostram que, para a maioria das pessoas, o colesterol nos alimentos tem um efeito menor nos níveis sanguíneos de colesterol total e LDL, do que a combinação de gorduras na dieta.
É uma boa pedida para quem está querendo emagrecer, pois tem um bom poder sacietógeno, mantendo – nos sem fome por mais tempo.
Além disso, o ovo cai bem em inúmeras situações, pode ser adaptado em qualquer refeição e combina muito bem com vários alimentos
VEGETAIS VERDE ESCUROS
O que brócolis, couve-flor, couve de bruxelas e couve tem em comum?
Eles são todos membros da família dos vegetais crucíferos, ricos em fitoquímicos, vitaminas, minerais e fibras benéficas para a nossa saúde.
Uma das grandes razões para comermos muitos desses vegetais, é que eles podem ajudar a diminuir o risco de câncer.
São ricos em um fitoquímico chamado sulforafano, que pode estimular enzimas que inativam carcinógenos.
Através de diferentes mecanismos, dois outros compostos encontrados em vegetais crucíferos – indole 3-carbinol e crambene – também parecem acelerar o processo de detoxificação hepática, trazendo benefícios a saúde humana.
Pela presença de todos esses nutrientes, os vegetais crucíferos ainda apresentam excelente efeito antioxidante, reduzindo risco de doenças cardiovasculares e metabólicas.
Dietas pobres em vegetais crucíferos e amarelos, mas ricos em refrigerantes açucarados, farinha branca e carne processada, foram identificadas como potenciais causadores de inflamação crônica e elevaram o risco para o diabetes tipo 2.
Veja também: Como envelhecer saudável?
FRUTAS
A ingestão de poucas frutas pode trazer repercussão negativa para a saúde humana. Nas frutas, encontramos os alimentos reguladores – vitaminas, minerais e antioxidantes – os quais participam do controle de inúmeras reações químicas em nosso organismo.
Recentemente, vemos algumas pessoas abolirem as frutas da dieta com o medo de adoecerem ou de engordarem, atitude essa totalmente infundada.
Acredita-se que a frutose, o açúcar das frutas, poderia ¨sobrecarregar¨ o fígado, já que ela é metabolizada quase que exclusivamente por esse órgão, e também dificultaria a perda de peso.
Não recomendo excesso de frutas, mas esse argumento é fraco e equivocado.
Os benefícios das frutas são inúmeros e já muito bem documentados, além do que, a frutose que tanta gente tem medo, está presente em grande quantidade nos alimentos industrializados, como sucos de caixinha, refrigerantes, cereais e doces.
Você deve continuar comendo sua fruta diariamente.
Bom pessoal, não existem alimentos milagrosos, mas existem alimentos que apresentam propriedades nutricionais muito interessantes para nossa saúde.
Dr. Luiz Gustavo Solano
CRM 106353 SP / RQE 55075 CRM SP
Médico especialista em Clínica Médica e Nutrologia, palestrante e diretor da Clínica Solano