Qual a atividade emagrece mais: Bike ou Esteira?

Bike ou esteira

Duas coisas que sempre escuto na hora da Avaliação Física.

O que é melhor e emagrece mais: esteira ou bike?

O que eu mais ouço é certamente a que você diria … “Preciso emagrecer

Ok, vamos esclarecer tudo, mas muita calma nessa hora … Seu gasto calórico durante o exercício (independente de qual seja) vai depender muito da intensidade com que está sendo realizado, PENSEM comigo…vou ser simples nos exemplos…

Cenário 1

Minutos de caminhada com sua frequência cardíaca estável.

Cenário 2

30 minutos na bike fazendo exercícios intervalados com cargas e sua frequência cardíaca oscilando entre 75% a 80% da frequência cardíaca de reserva.

E aí em qual cenário o GASTO vai ser maior? ÓBVIA a resposta né…

No Cenário 2, pois neste foi imposta uma maior sobrecarga fazendo com que seu esforço físico seja maior que no 1º cenário.

Ai eu posso escutar: “por isso que eu gosto de correr, não gosto de bicicletas”…

Detalhes

Um detalhe importantíssimo que é necessário avaliar antes de iniciar uma corrida seja ela na esteira ou na rua é a PISADA…pisada?? SIM ela mesmo, você já olhou para os seus PÉS enquanto corre?

Ou até mesmo caminhando? Aposto que NÃO.

Essa pisada pode estar em neutro, supinada ou pronada e além da identificação de como está a pisada é preciso identificar o que está gerando a Pronação ou a Supinação dos pés.

Difícil não é?

Sim, e é ai que entra o profissional qualificado, porque não é tão fácil identificar, pois esta pode começar por um desequilíbrio no quadril até gerar uma compensação na marcha ou vice-versa, independente disso a articulação do JOELHO vai receber um stress enorme, podendo assim desencadear lesões e de nada adiantará correr todos os dias e depois ter que ficar meses afastado por uma lesão.

Por isso não é possível iniciar nenhuma atividade sem antes uma avaliação funcional.

Logo, a indicação entre entre a corrida em esteira e treinamento de bike vai depender exclusivamente do resultado da sua avaliação, ou melhor, de como se encontra seu padrão postural.

Até porque sem corrigir a tal da pisada nada feito, então o melhor será iniciar por aquele que irá nos ajudar na correção dos padrões alterados junto com a musculação (que é essencial, sem ela nada fortalece) e na redução de gordura e esta depende da dieta balanceada + gasto calórico.

E como já disse o gasto calórico independe do exercício que está sendo realizado, depende da intensidade, quanto maior a intensidade maior será o gasto calórico.

E assim vamos corrigindo os padrões alterados, aumentando seu condicionamento cardiorrespiratório e preparando você para que encare uma corrida com menor risco de lesões.

Etapa por etapa sempre…

Lembrando que para reduzir a gordura corporal a equação é simples…

MUSCULAÇÃO + AERÓBIO + DIETA BALANCEADA + DESCANSO IDEAL = SUCESSO

Autora: Aline Cassaro

Licenciada e Bacharelada em Educação Física pela UNAERP, Especializada em Bases Organizacionais de Preparação e Estratégia B.O.P.E, e cinesiologia avançada. É Coordenadora na Rede Alpha Fitness sediada em Salvador/BA, Treinadora Pessoal, e consultora online de treinamento físico.

Compartilhe

Mais Posts