Acordar cansado: Saiba o que pode estar deixando seu sono ruim

Acordar cansado

Esta queixa de um sono ruim é mais comum do que parece.

“Nossa Dr, eu acordo com a sensação de que preciso de mais horas de sono, com o corpo pesado, o pensamento e raciocínio lento, além de falta de energia e disposição para iniciar o dia.”

Como eu ouço isso no consultório!

E a grande pergunta é:

• Qual a causa desses sintomas?
  • Porque a minha performance mental e física vem caindo?
  • Porque minha capacidade produtiva está cada dia mais baixa?

A resposta para estes questionamentos não é tão simples assim. É necessário que a consulta seja bem completa e direcionada para responder estas questões.

No consultório, temos uma experiência muito grande com este tipo de abordagem e, vou dividir isso com vocês. Mas, quais são as causas mais comuns relacionadas ao cansaço crônico, sono ruim e a acordar cansado?

Acordar cansado: quais fatores estão envolvidos?

01. Deficiência de vitaminas e minerais

Não é possível chegar ao diagnóstico do problema se não realizarmos um screening laboratorial adequado. Entre as deficiências nutricionais, a falta de vitamina B12, de ferro e de vitamina D3 são as mais comuns para acordar cansado.

A vitamina B12 é muito requisitada pelo cérebro, e sua carência leva geralmente a comprometimento do sistema nervoso central. A sensação de fadiga e sintomas depressivos são comumente encontrados nestes pacientes. Já a falta de ferro leva a maior comprometimento físico.

Os indivíduos se queixam de fadiga extrema, falta de energia, sonolência excessiva e cansaço aos esforços. Muito comum em mulheres com fluxo menstrual intenso, em bariátricas e em indivíduos com grande restrição alimentar ou anorexia.

Agora, praticamente 90% dos meus pacientes apresentam deficiência de vitamina D3. A facilidade para o diagnóstico e para o tratamento permite ao médico contornar este problema com rapidez e sem efeitos colaterais.

02. Desequilíbrios Hormonais

Outro dia cheguei no consultório e recebi uma mensagem de uma paciente: “ Doutor, o senhor me reergueu. A minha motivação e a vontade de viver voltaram”. Na verdade, o diagnóstico e a terapêutica certa permitiram estes resultados.

Era uma paciente que estava entrando na menopausa e que começou a fazer terapia de reposição hormonal com nossa indicação e acompanhamento.

Essa é uma fase muito complicada para a mulher, comprometendo a libido, o sono, a perda de peso e a disposição física.

Preciso enfatizar que existe uma janela ideal para a reposição hormonal, portanto, fale o quanto antes com seu médico. Assim como na mulher, o homem começa a ver a produção de testosterona cair após os 35 anos.

É óbvio que isso trará implicações ao sexo masculino, porém , diferente da mulher, a queda da testosterona é mais lenta e muitas vezes pode passar despercebida ou ser confundida com outras doenças. Há inúmeros relatos na literatura sobre a andropausa, e o mais interessante é que os sintomas são diversos.

Geralmente o homem começa a notar queda do interesse sexual – libido, logo em seguida observa-se fadiga, maior facilidade para ganho de peso, aumento da circunferência abdominal, piora da qualidade do sono, distúrbios metabólicos e, por fim, queda do vigor ou falta de ereção.

Vocês homens, fiquem atentos a esses sintomas.

Um outro distúrbio hormonal relacionado a fadiga crônica são as doenças da tireóide, mais especificamente o hipotireoidismo.

A tireóide está defeituosa e começa a trabalhar de forma lenta, levando a fadiga, ganho de peso, sonolência, apatia, disritmia, queda de cabelo e constipação intestinal. Uma anamnese bem conduzida e um simples exame de sangue podem fechar o diagnóstico.

03. Excesso de peso pode contribuir para sono ruim

Chegou a hora de falarmos do vilão mais importante de todos para acordar cansado: a obesidade.

Todos sabemos que o excesso de peso traz muitas doenças – cardíacas, vasculares, metabólicas,  psíquicas, ósseas, articulares, porém, a grande parte dos obesos não enxergam a obesidade como doença.

A obesidade não só é responsável pelas queixas de cansaço crônico e queda da qualidade de vida, como também, pelo desenvolvimento de alterações orgânicas que vão perpetuando este quadro. É um círculo vicioso que não tem fim.

Lido diariamente com indivíduos obesos, temos mais de dez mil pacientes atendidos na clínica Solano e, posso garantir a todos que estão lendo este texto,  a melhor forma de melhorar sua produtividade física e mental é reduzindo gordura corporal.

04. Stress Crônico

Costumo usar o termo esgotamento, quando quero me referir ao stress crônico. Acho um termo bem próprio.

O esgotamento mental é geralmente causado pela preocupação ou dificuldade em lidar com uma determinada situação. É resultado de pensamentos e sentimentos incessantes.

Você pode ter vivido com estresse há tanto tempo que você não vê mais as conseqüências negativas. Você acredita que isso é “normal”.

Você pode não saber o que há de errado com você e aceitou a sensação constante de estar cansado como parte de sua vida.

O stress crônico pode se manifestar através de dores musculares, queda da libido, baixo rendimento mental, desmotivação, alteração do apetite e do sono.

É bem complexo essa abordagem. Hoje em dia, boa parte dos indivíduos sofrem de stress crônico, alguns com maior tolerabilidade e outros que acabam sofrendo e adoecendo mais.

A grande questão é saber discernir o stress fisiológico ou natural do stress patológico. Esse é o nosso trabalho.

Quer melhorar a qualidade do seu sono? Clique no botão do WhatsApp e agenda uma consulta!