Dieta sem glúten e a relação com a Síndrome do Intestino Irritável e Permeável

dieta sem gluten

Você sabia que a dieta sem glúten não é indicada somente para indivíduos com doença celíaca? 

Acredito que já imaginava isso! 

Na verdade, esta estratégia nutricional pode ser recomendada para uma série de condições, inclusive para alguns pacientes com Síndrome do Intestino Irritável (SII) e Síndrome do Intestino Permeável

 

Esses distúrbios gastrointestinais costumam causar dor abdominal, inchaço e alterações no padrão de evacuação, comprometendo a saúde e qualidade de vida do indivíduo. 

Continue a leitura e saiba mais nesse artigo!

O que é o glúten? 

O glúten é uma proteína, encontrada em grãos como trigo, cevada e centeio.  

Em pessoas com doença celíaca, a ingestão de glúten desencadeia uma resposta imunológica severa, prejudicando o intestino delgado.  

No entanto, mesmo sem a doença celíaca, alguns indivíduos podem ser sensíveis ao glúten, apresentando diversos sinais e sintomas gastrointestinais. 

Veja também: Intolerância ao glúten: sintomas e tratamento

Ou seja, há indivíduos com doença celíaca, indivíduos com hipersensibilidade ou intolerância ao glúten, e aqueles que não apresentam nenhum problema com a ingestão desse nutriente. 

Síndrome do Intestino Irritável e glúten: qual é a relação?

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma condição funcional, caracterizada por dor ou desconforto abdominal e alterações da consistência das fezes e frequência das evacuações.

As causas da SII ainda são incertas, porém, certos alimentos, incluindo o glúten, podem agravar os sintomas em algumas pessoas. 

Nesses indivíduos, o glúten pode provocar alterações da motilidade do intestino, levar a desequilíbrio da microbiota intestinal e aumentar inflamação endotelial. 

Estudos recentes, sugerem que a remoção do glúten da dieta, pode ser benéfica para pessoas com SII, gerando alívio dos sintomas e melhorando a digestão.

Veja também: Qual a melhor dieta para Síndrome do Intestino Irritável?


Intestino Permeável e sensibilidade ao glúten

O intestino permeável, refere-se à condição na qual a barreira intestinal se torna mais “vazada” ou mais “porosa”, permitindo assim a passagem de substâncias não desejadas para a corrente sanguínea. 

O glúten pode, em determinadas situações, contribuir para aumento dessa permeabilidade, através da  interferência na função de uma substância chamada zonulina, fundamental para a preservação da barreira intestinal. 

Dieta sem glúten 

Para aqueles com SII, excluir o glúten da dieta, mesmo que por um período de tempo pré-determinado, pode ajudar a identificar se essa proteína realmente exacerba os sintomas.

É importante seguir a dieta sem glúten corretamente, evitando inclusive, a ingestão de pequenas quantidades.

Veja também: Médico que cuida do intestino: por que procurar um nutrólogo?

Conclusão 

Segundo vários estudos, parece haver realmente uma relação entre glúten, SII e intestino permeável.

Vejo isso na minha prática clínica diária, onde muitos dos meus pacientes relatam melhora significativa dos sintomas quando optamos por essa estratégia nutricional ou pela dieta Low Fodmaps, onde também há exclusão do glúten. 

A estratégia médica e nutricional corretas pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida daqueles que enfrentam problemas digestivos. 

Como médico nutrólogo e especialista em Síndrome do Intestino Irritável, posso te ajudar nessa jornada! 

 

Agende sua Consulta Especializada

Com mais de 20 anos dedicados à saúde intestinal e digestiva, ofereço um tratamento personalizado baseado em evidências científicas. Cada paciente recebe um protocolo único, considerando sua história clínica e necessidades específicas.

Agende sua consulta agora e invista na sua saúde digestiva!