O que causa anemia? Como tratar?

O que causa anemia?

A anemia é uma condição comum, muitas das vezes subestimada, mas que pode afetar significativamente a qualidade de vida.

Nesse artigo vamos explorar algumas das principais causas dessa condição e como a ciência tem contribuído para entender e abordar esses problemas.

O que é anemia?

A anemia é caracterizada pela redução dos glóbulos vermelhos no sangue, ou seja, quando o conteúdo sanguíneo de hemoglobina está abaixo do normal. Isto compromete o transporte de oxigênio para os tecidos. Mas, o que causa a anemia?

Deficiência de ferro

A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia. A falta de ferro pode acontecer devido a baixa ingestão e absorção desse nutriente, e também por perdas sanguíneas, principalmente a nível intestinal.

O ferro é essencial para a produção de hemoglobina. O tratamento é realizado através de ajustes nutricionais e da suplementação de ferro por via oral ou injetável.

Como médico nutrólogo, atendo pacientes com anemia ferropriva quase todos os dias e, geralmente dou preferência para a reposição de ferro através da via injetável.

Deficiência de vitamina B12 e ácido fólico

A deficiência de vitamina B12 e ácido fólico também pode levar à anemia. Essas vitaminas desempenham um papel crucial para a produção e maturação dos glóbulos vermelhos.

A reposicão de vitamina B12 pode ser feita por via oral, porém, com resultados inferiores a reposicão injetável.

Aqui na Clínica Solano, fazemos a reposição de B12 através de aplicações intramusculares da forma ativa dessa vitamina, chamada de metilcobalamina.

A deficiência de ácido fólico é menos frequente, mas, observada principalmente em etilistas e indivíduos em diálise. A suplementação de ácido fólico é recomendada durante a gravidez.

Doenças Crônicas

Algumas condições crônicas, como doenças renais, hepáticas ou inflamatórias, podem interferir na produção de glóbulos vermelhos.

Neste sentido, o acompanhamento médico é essencial para identificar e gerenciar essas situações de forma adequada.

Hemoglobinopatias

Distúrbios genéticos, como anemia falciforme e talassemias, também são causas importantes de anemia. Nesses casos, os glóbulos vermelhos são produzidos com defeito e morrem antes da hora.

Perda de Sangue

Hemorragias crônicas devido a úlceras ou neoplasias, menstruação intensa e traumatismos, também causam anemia. O tratamento envolve identificar e corrigir a fonte da perda de sangue.

Envelhecimento e Anemia

Com o envelhecimento, a incidência de anemia aumenta. A ciência investiga as razões por trás desse fenômeno, buscando estratégias preventivas para melhorar a saúde da população idosa.

Médico Nutrólogo em Ribeirão Preto: Dr. Gustavo Solano

Há quase duas décadas, trabalho com pacientes que apresentam anemias e deficiências de vitaminas e minerais. O papel do médico nutrólogo é fazer o diagnóstico preciso e implementar o tratamento direcionado e personalizado.

Clique no botão do WhatsApp e agende uma consulta!