O que é andropausa? Quais os sintomas?

O que é andropausa? Quais os sintomas?

O que é Andropausa e reposição de testosterona nos homens

Após os 30 anos de idade, espera-se um declínio lento e gradual na produção de testosterona. É um efeito da natureza, mesmo que não desejado.

Essa queda gira em torno de 1% ao ano, porém, os sinais e sintomas de deficiência de testosterona geralmente aparecem a partir da quinta década de vida.

A reposição hormonal masculina, quando bem indicada, pode ser uma excelente ferramenta terapêutica com benefícios para a saúde e qualidade de vida do homem.

Parece melhorar as funções cognitivas, como memória, raciocínio, humor, concentração, além de ajudar na qualidade do sono.

Também melhora a performance física, acelerando o ganho de massa muscular, de força e o desempenho em atividades aeróbicas .

Estudos recentes mostram que a reposição de testosterona realmente não está ligada ao surgimento de Ca de próstata.

Quais os sintomas da andropausa e da falta de testosterona nos homens

A deficiência de testosterona costuma levar a um quadro clínico de redução da libido e do vigor das ereções, desinteresse pela vida, desmotivação, fraqueza, falta de energia, tristeza, piora da qualidade do sono, perda de força muscular, queda da performance mental, calorões e por aí vai.

Tal quadro é muitas das vezes confundido com o processo normal do envelhecimento. No entanto, é uma condição chamada de Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino – DAEM.

Veja também: Testosterona baixa: como saber se a testosterona está baixa?

Como fazer o diagnóstico de Deficiência de testosterona ou DAEM ?

De uma forma geral, o diagnóstico não é muito complexo. É necessário a presença de sinais e sintomas associado a baixos níveis de testosterona sanguínea.

Quem é candidato a fazer a reposição de testosterona ?

Homens que apresentam sintomas e exames laboratoriais que comprovem a redução de testosterona no sangue.

Quem não pode fazer reposição hormonal na andropausa ?

As principais contraindicações do uso de testosterona em homens são:

  • Homens com câncer de próstata, ou com suspeita e, que apresentam PSA elevado
  • Homens com apnéia do sono grave
  • Homens com insuficiência cardíaca  

A testosterona não causa câncer de próstata, mas pode promover um crescimento anormal da glândula prostática, não necessariamente cancerígeno

Há outras contraindicações não absolutas para reposição de testosterona, e que devem ser discutidas durante consulta.

Veja também: Como a Obesidade Afeta os Níveis de Testosterona nos Homens

Como fazer a reposição hormonal nos homens ?

Naqueles homens que apresentam indicação para TRH,  a testosterona pode ser utilizada principalmente por duas vias:

  • Tópica: na forma de géis ou cremes aplicados sobre a pele. Apresentam boa resposta, porém, são mais caros e podem provocar dermatites. Além disso, a aderência a essa via, por parte dos homens, é muito menor.
  • Injetável: realizada através de aplicações intramusculares profundas. Existem várias opções disponíveis hoje em dia. Algumas medicações com intervalo de aplicação entre 2 e 3 semanas e outras com intervalo de até 3 meses.

Nos últimos anos, estamos observando um exagero na prescrição de testosterona para homens, muitas das vezes utilizando-se do termo modulação hormonal, alguns profissionais recomendam o uso de testosterona, mesmo para indivíduos sem queixas e sem queda dos níveis de testosterona sanguíneos. Não atuamos dessa forma em nossa clínica.

Nutrólogo em Ribeirão Preto: Dr. Gustavo Solano

O tratamento deve sempre ser acompanhado por um médico, com conhecimento, experiência e habilidade no manejo do eixo hormonal masculino. Clique no botão do WhatsApp e agende uma consulta! Será um prazer atendê-lo!

Compartilhe

Mais Posts