O Ozempic, cujo princípio ativo é a semaglutida, é uma medicação que foi aprovada em 2017 pelo FDA, para uso em pacientes diabéticos tipo 2.
É um composto injetável, que atua em vários órgão e sistemas dentro do nosso organismo. Vamos entender mais sobre essa medicação. Confira nesse artigo!
O que é Ozempic? Como funciona?
A semaglutida ( 0zempic ) é um irmão “quase gêmeo” de um hormônio que o nosso corpo já produz, chamado de GLP-1. Tanto que o ozempic é conhecido como agonista de GLP-1.
Por ser quase idêntico ao GLP-1, o ozempic então ativa os mesmos receptores do GLP-1 nativo. Ou seja, o ozempic faz o mesmo trabalho do GLP-1.
Como o Ozempic funciona então? O GLP-1 é um hormônio fundamental para o controle do apetite e da glicose sanguínea, atuando também sobre o sistema cardiovascular, além de outras funções.
E o ozempic, por ser um agonista do GLP-1, também atua na redução do apetite e no controle dos níveis de açúcar no sangue.
Para isso, o ozempic aumenta a produção de insulina pelo pâncreas, para dar conta dos níveis mais elevados de açúcar circulante. Mas não para por aí!
O mecanismo de controle da glicemia também envolve redução da velocidade de esvaziamento gástrico. Ou seja, o bolo alimentar sai mais lentamente do estômago em direção ao intestino. Isso diminui a velocidade de absorção e os picos de glicose no sangue.
Agora, a redução do apetite promovida pelo ozempic, deve-se ao retardo do esvaziamento gástrico e do trânsito intestinal, aumentando o tempo de saciedade.
Quanto mais tempo a comida fica dentro da nossa barriga, mais tempo leva-se para ter fome novamente.
Além disso, sua ação no sistema nervoso central leva a redução do apetite e diminuição do prazer com alimentos ricos em gordura e carboidratos refinados.
O ozempic mostrou benefícios na redução de colesterol, triglicerídeos e da pressão arterial. Observou-se também, redução da inflamação crônica subclínica.
Estudos em animais, mostraram que o ozempic atenuou o desenvolvimento de aterosclerose, prevenindo o aparecimento de novas placas de ateroma.
Como aplicar o Ozempic?
O ozempic é uma medicação injetável, e as aplicações são realizadas semanalmente, por via subcutânea. Agora, essa é a recomendação do laboratório responsável pela produção da medicação.
No entanto, a frequência das aplicações e a progressão das dosagens deve ser sempre definida em consulta médica, e não deve seguir protocolos prontos.
Cada indivíduo, uma estratégia e uma resposta.
Não recomenda-se usar ozempic em pacientes com história de pancreatite.
Também não recomendo o uso de ozempic em pacientes com doenças intestinais e da digestão, e naqueles com depressão anedônica.
O uso do Ozempic para perda de peso é considerado off label – não discriminado em bula.
Possíveis efeitos colaterais do Ozempic
- Pancreatite: interrompa a medicação caso você apresente fortes dores na região do estômago, com ou sem vômitos
- Hipoglicemia ( queda do açúcar no sangue )
- Problemas nos rins
- Reação alérgica a medicação
- Náuseas
- Vômitos
- Diarréia
- Dor abdominal
- Sensação de fraqueza
Recomedação do médico nutrólogo: Dr Gustavo Solano
Há quase duas décadas que ajudo meus pacientes emagrecerem de forma dinâmica e saudável, e acredito que as medicações para o tratamento da obesidade, quando bem indicadas, tem papel relevante na abordagem dessa doença crônica grave e crônica.
Gosto sempre de deixar uma reflexão:
A medicação não deve ser prescrita com a intenção de acabar com a fome do indivíduo, mas sim, modular o apetite, permitir que o mesmo faça escolhas alimentares mais saudáveis e tornar o processo menos penoso.
A repetição permitirá a criação de novos hábitos!
Agende sua Consulta Especializada
Com mais de 20 anos dedicados à saúde intestinal e digestiva, ofereço um tratamento personalizado baseado em evidências científicas. Cada paciente recebe um protocolo único, considerando sua história clínica e necessidades específicas.
Agende sua consulta agora e invista na sua saúde digestiva!

Dr. Gustavo Solano
CRM 106353 SP / RQE 55075 CRM SP
Médico especialista em Clínica Médica e Nutrologia, palestrante e diretor da Clínica Solano