A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma condição que afeta profundamente a qualidade de vida, trazendo sintomas como dor abdominal, estufamento, constipação ou diarréia.
Para muitos, a busca por alívio pode se tornar uma jornada frustrante, especialmente quando os tratamentos convencionais não trazem os resultados esperados.
Mas, afinal, o que comer em caso de Síndrome do Intestino Irritável? Confira nesse artigo!
Síndrome do Intestino Irritável: o que comer?
Quando os tratamentos tradicionais não estão funcionando, ou mesmo se estiverem, associar novas estratégias, com um olhar mais amplo e diferenciado, pode gerar resultados ainda mais satisfatórios.
Suplementos como o colágeno hidrolisado e a glutamina são especialmente úteis na recuperação da barreira intestinal, frequentemente comprometida em casos de Síndrome do Intestino Irritável.
A curcumina, encontrada no açafrão, pode ser mais um aliado. É um anti-inflamatório natural que atenua a inflamação da mucosa intestinal.
A quercetina, uma substância presente em alimentos como maçãs e cebolas, é um flavonóide natural com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Atua inibindo a produção de mediadores inflamatórios, melhora a integridade da barreira intestinal e modula a resposta imunológica dentro do intestino.
Veja também: Dieta sem glúten e Síndrome do Intestino Irritável
Probióticos para SI
Quanto aos compostos probióticos, ainda observamos conflito na literatura científica.
As cepas de probióticos mais estudadas no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável (SII), incluem o Bifidobacterium infantis, que tem mostrado eficácia na redução de inchaço e dor abdominal, o Lactobacillus plantarum, que contribui para uma digestão mais regular e eficiente, e o Saccharomyces boulardii, que fortalece a barreira intestinal e ajuda a normalizar o peristaltismo.
Acupuntura e terapia para Síndrome do Intestino Irritável
Além da suplementação, a acupuntura têm ganhado destaque no manejo da Síndrome do Intestino Irritável.
A acupuntura pode ajudar a aliviar a dor e o estresse, fator que frequentemente exacerba os sintomas da SII.
Outra terapia que merece atenção é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), oferecendo ferramentas para reduzir a ansiedade e a insegurança com a doença.
Com mais de 17 mil pacientes atendidos, aprendi que cada pessoa traz uma história única, e o tratamento precisa refletir essa individualidade.
Como médico nutrólogo, especialista em saúde intestinal e distúrbios da digestão, estou aqui para te oferecer outros caminhos para o tratamento da Sindrome do Intestino Irritável.
Sua jornada para uma vida mais equilibrada e saudável começa agora. Agende sua consulta!
Veja também: Médico que cuida do intestino: por que procurar um nutrólogo?
Agende sua Consulta Especializada
Com mais de 20 anos dedicados à saúde intestinal e digestiva, ofereço um tratamento personalizado baseado em evidências científicas. Cada paciente recebe um protocolo único, considerando sua história clínica e necessidades específicas.
Agende sua consulta agora e invista na sua saúde digestiva!

Dr. Gustavo Solano
CRM 106353 SP / RQE 55075 CRM SP
Médico especialista em Clínica Médica e Nutrologia, palestrante e diretor da Clínica Solano