Durante toda nossa vida, deveríamos viver em plena harmonia com trilhões de bactérias e outros microorganismos que habitam o nosso intestino, uma “comunidade” que é conhecida como microbiota intestinal, ou mais popularmente chamada de flora bacteriana intestinal.
Esses inúmeros microorganismos são fundamentais para a nossa saúde e qualidade de vida. A microbiota intestinal desempenha importante papel em várias áreas da nossa saúde, incluindo hormônios, digestão, fome, imunidade e também na saúde mental.
Tanto é, que você já deve ter ouvido falar que o intestino é o nosso segundo cérebro. Isso porque, tanto o intestino, quanto o cérebro, são formados pelo mesmo tecido, ainda quando estávamos no útero das nossas mães.
Dentro do intestino encontramos milhões de neurônios, que comunicam-se diretamente com o cérebro, sistema esse chamado de eixo intestino – cérebro.
Além disso, estudos mostram que o intestino é responsável pela produção de mais de 90% de um neurotransmissor chamado de serotonina, ligado a sensação de felicidade.
Ou seja, a microbiota intestinal precisa estar saudável para gerar mais bem estar e vitalidade. Quer saber mais sobre a disbiose intestinal? Confira nesse artigo!
O que é disbiose intestinal?
Reforçando o que disse anteriormente, a nossa microbiota intestinal é composta por milhares de espécies de bactérias, além de fungos, vírus e parasitas.
No entanto, uma série de fatores pode levar ao desequilíbrio da microbiota intestinal, com aumento da quantidade de “microorganismos patogênicos”, comparado aos “microorganismos do bem”, associado a redução da diversidade desses microorganismos.
Ou seja, a flora intestinal fica mais rica em microorganismos perigosos e, também fica mais pobre em número de espécies de bactérias.
Essa condição é chamada de disbiose intestinal.
O que causa disbiose intestinal?
A disbiose intestinal pode ser causada por uma infinidade de fatores, entre os mais comuns temos:
- Má alimentação
- Obesidade
- Síndrome do Intestino Irritável
- Stress crônico
- Álcool
- Uso frequente de antibióticos e “prazóis”
- Alterações anatômicas e cirurgias intestinais
Quais são os sintomas mais comuns de disbiose intestinal?
Os sintomas são inúmeros, alguns mais específicos, outros mais vagos, mas, todos levam a comprometimento importante da qualidade de vida. Dentre eles estão:
- Dor ou desconforto abdominal
- Diarréia
- Intestino preso
- Excesso de gases
- Alteração do padrão das evacuações
- Cansaço crônico
- Refluxo
- Ansiedade
- Doenças de pele
- Dor de cabeça
Leia também: Médico que cuida do intestino: por que procurar um nutrólogo?
Como saber se tenho disbiose intestinal?
Através de uma consulta médica especializada e criteriosa. Alguns exames também são fundamentais para a confirmação diagnóstica e manejo adequado do tratamento.
Entre eles, destaco o papel importantíssimo do Teste Respiratório do Hidrogênio Expirado durante a etapa de investigação e o Teste Indican.
Aqui na minha clínica, atendo diariamente, há quase duas décadas, indivíduos que vêm em busca de ajuda médica e tratamento para problemas intestinais e distúrbios da digestão.
Agende sua Consulta Especializada
Com mais de 20 anos dedicados à saúde intestinal e digestiva, ofereço um tratamento personalizado baseado em evidências científicas. Cada paciente recebe um protocolo único, considerando sua história clínica e necessidades específicas.
Agende sua consulta agora e invista na sua saúde digestiva!

Dr. Gustavo Solano
CRM 106353 SP / RQE 55075 CRM SP
Médico especialista em Clínica Médica e Nutrologia, palestrante e diretor da Clínica Solano