Prisão de Ventre: o que é a constipação intestinal e qual remédio tomar para intestino preso?

Prisão de Ventre: o que é a constipação intestinal

Há quase duas décadas que trabalho com doenças da digestão, e a constipação intestinal funcional, é uma queixa muito comum dos pacientes que chegam até a minha clínica em busca de ajuda.

A prisão de ventre afeta até ¼ da população, sendo muito mais prevalente em mulheres, populações de baixo nível socioeconômico e nos idosos, atingindo cerca de 40% daqueles com mais de 65 anos.

Fatores como mudanças alimentares e medicamentos múltiplos contribuem para esse cenário. Quer saber as principais causas e como tratar? Confira nesse artigo!

O Que é Constipação Intestinal?

A constipação intestinal funcional é caracterizada por evacuação difícil, infrequente e incompleta por pelo menos 6 meses. Os critérios de Roma IV, essenciais para o diagnóstico preciso, incluem:

• Esforço para evacuar: Dificuldade perceptível ao tentar evacuar.
  • Fezes endurecidas (Escala Bristol): Avaliação da consistência das fezes, sendo 1-2 consideradas endurecidas.
  • Sensação de eliminação incompleta: Percepção de que não eliminou completamente o bolo fecal.
  • Sensação de obstrução anorretal: Sentimento de bloqueio ou obstrução na região anal durante a evacuação.
  • Manobras digitais: Necessidade de auxílio manual para facilitar a saída do bolo fecal.
  • < 3 evacuações por semana: Menos de três evacuações espontâneas por semana.

Esses critérios, devem estar presentes por mais de 3 meses, e deve-se fazer o diagnóstico diferencial com a Síndrome do Intestino Irritável.

O que causa prisão de ventre?

As principais causas da prisão de ventre incluem os aspectos abaixo.

Dieta Pobre em Fibras

Uma das causas mais comuns de constipação é a falta de fibras na dieta. As fibras são essenciais para promover a regularidade intestinal, pois retém água, aumentam o bolo fecal e facilitam a eliminação das fezes

Junto com as fibras, deve-se recomendar também o aumento da ingestão de água, sendo a desidratação também uma causa de intestino preso.

Falta de Atividade Física

O sedentarismo pode contribuir para a constipação, uma vez que a atividade física estimula os movimentos peristálticos do intestino.

Disfunção do Assoalho Pélvico

Em alguns casos, a prisão de ventre pode ser resultado de disfunções no assoalho pélvico, como fraqueza muscular ou espasmos.

Avaliar a função do assoalho pélvico e, se necessário, encaminhar os pacientes para fisioterapia especializada pode ser uma abordagem efetiva

Medicamentos

Certos medicamentos, como analgésicos, antidepressivos, remédios para pressão alta, antiinflamatórios, podem contribuir para a constipação ou intestino preso.

Algumas condições médicas, como hipotireoidismo, síndrome do intestino irritável ( SII ), síndrome do supercrescimento bacteriano intestinal (SIBO) e diabetes, podem estar associadas diretamente a constipação intestinal crônica

Sintomas da constipação intestinal

• Mudanças súbitas nos hábitos intestinais
  • Sangramento retal
  • Dor abdominal severa
  • Perda de peso inexplicada
  • Vômitos persistentes
  • Alterações no formato das fezes

Sinais de Alerta

• Histórico familiar de câncer colorretal
  • Idade avançada
  • Sintomas como anemia, fadiga persistente, febre inexplicada ou outros sinais sistêmicos

Tratamento da Constipação Intestinal Funcional

• Modificações na Dieta
  • Aumento da ingestão de fibras e água
  • Reduzir o consumo de alimentos pobres nutricionalmente e altamente calóricos, já que podem comprometer a flora bacteriana intestinal
  • Mudanças no Estilo de Vida e Comportamentais
  • Exercícios Regulares
  • Estabelecer uma Rotina de Evacuação
  • Não Ignorar o Desejo de Evacuar
  • Treinamento do Assoalho Pélvico: Para pacientes com disfunção no assoalho pélvico, sessões de fisioterapia podem ser benéficas
  • Biofeedback: Uma técnica que ajuda os pacientes a melhorar a coordenação dos músculos envolvidos na evacuação

Qual o melhor remédio para intestino preso?

• Laxativos de Volume: incluem fibras solúveis e insolúveis, como psyllium e metilcelulose, que aumentam o volume das fezes, sendo considerados mais fisiológicos para o manejo da constipação intestinal
  • Laxativos Osmóticos: substâncias como polietilenoglicol e lactulose, que ajudam a reter água nas fezes, tornando-as mais macias e facilitando a eliminação.
  • Laxativos Estimulantes e Irritantes: são os mais utilizados, mas, deve-se ter muito cautela com o uso, principalmente em idosos e crianças
  • Agonistas do Receptor de Serotonina (5-HT4): medicamentos como a prucaloprida, que estimulam os movimentos intestinais. Indicada em situações específicas

Médico nutrólogo para tratamento de constipação intestinal: Dr. Gustavo Solano

A constipação intestinal  exige uma abordagem cuidadosa e personalizada, e o médico nutrólogo desempenha um papel central nesse processo.

Não existe uma solução única para todos, mas sim a necessidade de uma avaliação médica criteriosa, diagnóstico preciso e um tratamento assertivo e totalmente personalizado para alcançar resultados eficazes e duradouros.

Ao buscar a orientação de um médico nutrólogo, os pacientes podem ter a confiança de que estão recebendo um tratamento direcionado e adaptado às suas necessidades específicas, promovendo não apenas o alívio dos sintomas, mas também a promoção da saúde intestinal a longo prazo.

Clique no botão do WhatsApp e agende uma consulta! Será um prazer atendê-lo!